O que é a auditoria de segunda parte e como ela pode ajudar a sua empresa

As auditorias de segunda parte são revisões detalhadas de seus fornecedores que fornecem a você a garantia de que sua cadeia de suprimentos atende aos requisitos específicos de que você precisa. Essas auditorias são personalizadas e projetadas especificamente para atender às suas necessidades e são realizadas por pessoal competente conduzida por uma organização de auditoria externa ou um auditor interno da organização de seus clientes.

O que é a auditoria de segunda parte e como ela pode ajudar a sua empresa

Auditorias de Segunda Parte

Uma auditoria de segunda parte é quando uma empresa realiza uma auditoria de um fornecedor para garantir que ele esteja atendendo aos requisitos especificados no contrato.

Esses requisitos podem incluir controle especial sobre certos processos, requisitos de rastreabilidade de peças, requisitos para padrões especiais de limpeza, requisitos para documentação específica ou qualquer um de uma série de outros itens de interesse especial para aquele cliente.

O cliente pode auditar todo ou parte do contrato, o que achar necessário auditar.

Essas auditorias podem ser feitas in loco, por meio da revisão dos processos, ou mesmo off-line, por meio da revisão dos documentos apresentados pelo fornecedor.

A razão para auditar seus fornecedores é que nem todas as organizações têm altos padrões de qualidade como prometem.

Portanto, você precisa ter certeza, sempre que adquirir um novo serviço ou comprar um produto, que eles estabeleceram uma estrutura de qualidade.

Ao realizar uma auditoria de segunda parte em cada um de seus fornecedores, você pode decidir, com base em fatos, quem pode continuar como seu parceiro de negócios e incentivar seus fornecedores a crescer de acordo com suas diretrizes.

Está precisando de consultoria para certificação?
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO!

logo cross consulting

Por que realizar auditoria de 2ª parte?

Muitas pessoas pensam que essas auditorias de terceiros podem não ser necessárias uma vez que uma empresa é certificada para um determinado padrão internacional ISO 9001, mas isso geralmente não é verdade.

É importante entender que uma auditoria de segunda parte ocorre entre o cliente e o fornecedor e não tem nada a ver com a certificação.

Mesmo que o fornecedor já esteja certificado, a organização ainda pode querer obter uma auditoria e/ou inspeção de 2ª parte para observar elementos especiais do acordo/trabalho/contrato, especialmente quando esses elementos podem não ser o mesmo que o ISO 9001 ou qualquer outro padrão ISO.

Isso pode não ser exigido por todas as organizações e não é um requisito para ser certificado pela ISO 9001, mas às vezes é mencionado em alguns contratos.

Além disso, alguns clientes/organizações desejam ter mais segurança e confiança e, portanto, optam por realizar essas auditorias.

O que é a auditoria de segunda parte e como ela pode ajudar a sua empresa

Benefícios de realizar auditoria de segunda parte

O objetivo da auditoria é fortalecer e garantir a precisão e confiabilidade dos dados produzidos pelas operações diárias realizadas pela administração da empresa. Além disso, aumenta a segurança operacional ao facilitar a detecção de qualquer irregularidade no processo.

Ela busca a eficiência das operações, tanto nos processos fiscais, quanto contábeis, garantindo a veracidade das informações geradas e escrituradas, sem contar que:

  • Auxilia na tomada de decisões;
  • Melhora a confiabilidade da empresa perante os investidores;
  • Garante o estrito cumprimento da legislação;
  • Evita fraudes ou desvios;
  • Antecipa e procura resolver problemas;
  • Identifica possibilidades de melhoria;
  • Aponta falhas na administração.
Ebook Consultoria para Certificação

Baixe agora mesmo nosso eBook de Certificações. Temos as soluções sob medida para todas as suas demandas.

O que é a auditoria de segunda parte e como ela pode ajudar a sua empresa

Elabore seu plano de negócio com a Cross Consulting

A Cross Consulting é uma empresa de consultoria especializada em sistemas de gestão e dedicada à aplicação de estratégias gerenciais, pertencente ao Grupo Crosser.

Possuímos vasta experiência em consultoria e certificações para diversos negócios e segmentos. Sendo assim, contamos com um time multidisciplinar e com longo tempo de atuação no mercado.

Entre nossas consultorias estão:

  • Consultoria
  • Certificações
  • Auditorias e Inspeções
  • Cursos e Treinamentos

Contrate os serviços de consultoria da Cross Consulting, conheça mais sobre nossos serviços entrando em contato com um de nossos especialistas.

Rolar para cima