O que é o ESG e qual a sua importância para as empresas

Se engana quem pensa que uma empresa precisa escolher entre o sucesso e a responsabilidade ambiental.

Para provar isso, o ESG está sendo amplamente discutido e implementado nas empresas pelo mundo inteiro.

Mas afinal, você sabe o que é ESG? E qual sua importância para as empresas? Acompanhe o postblog que iremos abordar esse tema tão importante!

ESG

O que significa ESG?

ESG nada mais é do que um acrônimo em inglês para “Environmental, Social and Governance” ou em português, “Ambiental, Social e Governança”.

Esses três pilares são utilizados para medir o quanto a empresa faz para minimizar os impactos ambientais, contribuir para as causas sociais e também manter os melhores processos de administração.

Entendendo os pilares

E – Environmental (Ambiental)

A letra E trata-se de questões ambientais, ou seja, do quanto a empresa faz para minimizar seus impactos em temas como: aquecimento global, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética e muitos outros itens.

S – Social (Social)

Já a letra S, trata sobre como a empresa lida com todas as pessoas que fazem parte dos seus processos, além de mensurar como a organização lida com temas como: diversidade da equipe, proteção de dados e privacidade, engajamento dos colaboradores, relacionamento com a comunidade e outros fatores.

G – Governance (Governança)

Por fim, temos a letra G, que diz sobre como a empresa lida com os temas administrativos como: composição do conselho, estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa, relação com entidades do governo e políticos, existência de um canal de denúncia e outros itens.

A importância do ESG nas empresas

Nos dias atuais, o interesse das pessoas em questões ambientais, administrativas e culturais das empresas vem crescendo cada vez mais.

Por isso, é fundamental que as empresas estejam totalmente atentas a essas questões, além de serem transparentes sobre suas posturas frente a esses cenários.

Mas o conceito ESG não influencia apenas em como o público vê sua empresa, os pilares de ESG estão sendo levados em consideração em possíveis investimentos e novos negócios, afinal, ninguém quer se atrelar a uma empresa que não leva essas questões a sério.

Cross Consulting

A Cross Consulting é uma empresa especializada em terceirização de serviços, e que leva essas questões a sério.

Não por acaso, não medimos esforços para obter a certificação ISO 9001 que visa a gestão de qualidade, a ISO 14001, voltada ao sistema de gestão ambiental e também a ISO 45001 que tem como objetivo a gestão de saúde e segurança.

Além disso, atuamos e nos posicionamos nas questões sociais, procurando manter um ambiente diversificado e atento às exigências atuais da sociedade.

Conheça mais sobre a nossa empresa, acesse www.crossconsulting.com.br e entre em contato conosco.