Como promover a segurança no trabalho

Segundo matéria publicada no site g1.com, o Brasil é o 2º país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho, ficando atrás apenas do México.

De acordo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2012 a 2020 o país registra 6 mortes a cada 100 mil habitantes.

Por isso, a cada ano que passa, fica mais evidente que ações mais práticas devem ser abordadas nas empresas, como a fiscalização e o treinamento correto dos trabalhadores.

Confira abaixo algumas ações que reduzem o risco de acidentes no trabalho e fazem do ambiente mais seguro.

Treinamentos claros e eficientes

Muitos acidentes acontecem por falta de informação adequada do trabalhador.

Por isso, focar os esforços em um treinamento adequado, completo e claro é fundamental para retirar todas as dúvidas dos colaboradores e deixá-los a par de todos os riscos a que estão expostos e como evitá-los.

Limpeza e Organização no ambiente de trabalho

Outro motivo causador de acidentes muito comum é a falta de higiene adequada e organização.

Manter um local higienizado é fundamental para evitar riscos de contaminações dos seus colaboradores, já a organização evita quedas e batidas de materiais que podem causar traumas e lesões nos seus funcionários.

Uso e fiscalização de EPIs

EPIs é a abreviação para Equipamentos de Proteção Individual, que nada mais são, que equipamentos que minimizam o risco de acidentes e contaminações.

Entre esses equipamentos estão: capacetes, óculos, luvas, sapatos, calças, protetores auditivos e até equipamentos específicos para determinados ambientes.

Além da obrigatoriedade de fornecimento desses equipamentos, também é obrigatório a fiscalização nos ambientes de trabalho para garantir que eles estão sendo utilizados da forma correta.

Registro de qualquer incidente

Já ouviu a frase “Vou anotar para não fazer de novo”? Bem, essa frase se aplica muito bem em um ambiente de trabalho.

Fazer o registro de todos os incidentes que acontecem, desde os mais graves, até os mais simples, é uma ferramenta importante para diminuir a recorrência desses incidentes.

Afinal, um acidente que ocorre mais de uma vez, não é mais um simples acidente.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), é uma aliada importante na prevenção de acidentes.

Composta por seus próprios funcionários, essa comissão irá apoiar e fazer as fiscalizações de prevenção, além de fazer campanhas de conscientização nos ambientes de trabalho.

Elabore seu plano de negócio com a Cross Consulting

A Cross Consulting é uma empresa de consultoria especializada em sistemas de gestão e dedicada à aplicação de estratégias gerenciais, pertencente ao Grupo Crosser.

Possuímos vasta experiência em consultoria e certificações para diversos negócios e segmentos. Sendo assim, contamos com um time multidisciplinar e com longo tempo de atuação no mercado.

Entre nossos serviços estão:

Contrate os serviços de consultoria da Cross Consulting, conheça mais sobre nossos serviços entrando em contato com um de nossos especialistas.

Continue lendo: