Segundo matéria publicada no site g1.com, o Brasil é o 2º país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho, ficando atrás apenas do México.
De acordo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2012 a 2020 o país registra 6 mortes a cada 100 mil habitantes.
Por isso, a cada ano que passa, fica mais evidente que ações mais práticas devem ser abordadas nas empresas, como a fiscalização e o treinamento correto dos trabalhadores.
Confira abaixo algumas ações que reduzem o risco de acidentes no trabalho e fazem do ambiente mais seguro.
Treinamentos claros e eficientes
Muitos acidentes acontecem por falta de informação adequada do trabalhador.
Por isso, focar os esforços em um treinamento adequado, completo e claro é fundamental para retirar todas as dúvidas dos colaboradores e deixá-los a par de todos os riscos a que estão expostos e como evitá-los.
Limpeza e Organização no ambiente de trabalho
Outro motivo causador de acidentes muito comum é a falta de higiene adequada e organização.
Manter um local higienizado é fundamental para evitar riscos de contaminações dos seus colaboradores, já a organização evita quedas e batidas de materiais que podem causar traumas e lesões nos seus funcionários.
Uso e fiscalização de EPIs
EPIs é a abreviação para Equipamentos de Proteção Individual, que nada mais são, que equipamentos que minimizam o risco de acidentes e contaminações.
Entre esses equipamentos estão: capacetes, óculos, luvas, sapatos, calças, protetores auditivos e até equipamentos específicos para determinados ambientes.
Além da obrigatoriedade de fornecimento desses equipamentos, também é obrigatório a fiscalização nos ambientes de trabalho para garantir que eles estão sendo utilizados da forma correta.
Registro de qualquer incidente
Já ouviu a frase “Vou anotar para não fazer de novo”? Bem, essa frase se aplica muito bem em um ambiente de trabalho.
Fazer o registro de todos os incidentes que acontecem, desde os mais graves, até os mais simples, é uma ferramenta importante para diminuir a recorrência desses incidentes.
Afinal, um acidente que ocorre mais de uma vez, não é mais um simples acidente.
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), é uma aliada importante na prevenção de acidentes.
Composta por seus próprios funcionários, essa comissão irá apoiar e fazer as fiscalizações de prevenção, além de fazer campanhas de conscientização nos ambientes de trabalho.
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