Como funciona a Pesquisa de Satisfação e qual a sua importância?

A Pesquisa de Satisfação é uma excelente ferramenta para que você possa avaliar o sucesso de suas ações e estratégias adotadas e entender o real nível de satisfação (ou não) dos seus clientes.

É sobre essa importante ferramenta que iremos abordar no post-blog de hoje da Cross Consulting, confira!

Pesquisa de Satisfação

Qual a sua importância?

Nos dias atuais, manter um canal de comunicação aberto com seus clientes é fundamental para sua fidelização.

Além disso, entender o nível de satisfação do seu cliente é importante para entender o nível de satisfação que ele tem com todos os níveis do processo.

Embora a pesquisa de satisfação seja uma prática que possa soar antiga, ainda é algo extremamente necessário para a obtenção de coleta de dados, que bem utilizados, podem melhorar seus serviços/produtos e alavancar seu negócio.

Como funciona a Pesquisa de Satisfação?

Se engana quem pensa que a pesquisa de satisfação é apenas um papel com questões que o cliente responde, na verdade, a pesquisa começa bem antes desse processo.

A criação da pesquisa de satisfação podem ser dividida em algumas partes, sendo elas:

1- Levantamento do problema

Nessa parte, a equipe responsável pela elaboração da pesquisa levanta o problema ou a hipótese de um possível problema que irá nortear a pesquisa.

Exemplo: O tempo do serviço prestado

2- Elaboração da pesquisa

Somente após a definição do problema é que se começa a planejar como e onde ela será realizada e preparar suas perguntas.

É imprescindível que as perguntas sejam elaboradas de forma a dar uma resposta ao problema.

Exemplo: “O serviço foi realizado no tempo correto?”, “Você ficou satisfeito com o tempo do serviço prestado?”

3- Realizar a pesquisa com os consumidores

Com o problema definido e o questionário criado, chega então a hora de colocar a pesquisa para os clientes responderem.

Para um resultado mais completo, é recomendado que a pesquisa seja realizada com o maior número possível de clientes, a fim de se obter respostas mais contundentes.

4- Levantamento das respostas

Após o término da pesquisa, é a hora de juntar as informações recebidas e fazer a correta análise dos dados obtidos.

Essa parte é extremamente importante para o sucesso de uma pesquisa de satisfação, pois é ela que irá determinar as ações e planejamento que a empresa irá adotar para melhorar ou solucionar o problema.

5- Utilizar os resultados obtidos para ações práticas

Após a análise das possíveis ações, chegou a hora de colocá-las em prática com base nas respostas obtidas, dessa forma suas ações serão mais certeiras.

Faça sua pesquisa de satisfação com a Cross Consulting

A Cross Consulting possui colaboradores altamente qualificados para elaborar uma pesquisa de satisfação bem estruturada e que irá trazer resultados positivos para sua empresa.

Conheça mais sobre a nossa empresa, acesse www.crossconsulting.com.br e entre em contato conosco.

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