Nossos Serviços

M&A

As operações de fusão e aquisição (M&A) consistem, como expõe seu nome, na realização de um processo de criação de uma nova sociedade.

Formada a partir de duas ou mais sociedades anteriores (fusão) e na compra/venda de uma sociedade por outra (aquisição). 

O processo de M&A pode ser resumido em quatro etapas: 

  1. A preparação e a criação do plano de execução;
  2. O valuation
  3. A negociação e a due diligence; 
  4. O fechamento e o pós-fechamento. 
Icone Valuation
logo cross consulting

Solicite já um orçamento de M&A e conheça nossos benefícios!

As fusões e aquisições de empresas (Mergers and Acquisitions - M&A) podem ocorrer por diversos motivos, desde a alienação de ativos e linhas de negócios não relevantes para o planejamento de longo prazo até a necessidade de aquisição de capital e crescimento de um projeto. 

Apesar de ser uma prática muito comum no ambiente de grandes empresas, o processo de M&A também podem ocorrer com empresas de pequeno e médio porte. 

As operações de M&A permitem uma alavancagem do negócio, consolidando mercados e atraindo talentos. 

As operações podem acontecer de duas formas: 

  • Fusões: As fusões são operações nas quais se "unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações" (Lei 6.404/1976). Ou seja, as empresas envolvidas em um processo de fusão deixam de existir, transferindo todo o seu patrimônio para uma nova sociedade, individual e distinta das sociedades que a formaram. 
  • Aquisições: As aquisições são operações nas quais uma empresa adquire outra, de forma total ou parcial, sem criar uma nova empresa, como ocorre no caso das fusões. Nesse cenário, a empresa que faz a aquisição mantém a sua personalidade jurídica, incorporando a operação da empresa adquirida em seu universo. Vale destacar que a adquirente também sucede a adquirida em direitos e obrigações. 

A operação de M&A traz diversos benefícios aos envolvidos. Na maioria dos casos, ela ocorre quando empresas desejam aumentar o seu crescimento e sua operação de uma forma mais rápida, sem precisar expandir de forma direta e envolvendo menos riscos. 

As fusões e aquisições permitem um ganho de eficiência e de recursos atrativo para muitos, permitindo uma economia de custos diversos, a expansão da clientela de forma acelerada, a consolidação da marca e de mercado, a obtenção de capital, o intercâmbio de conhecimento e recursos entre operações, a inserção em mercados distintos de forma incisiva, dentre muitos outros fatores positivos. 

Como o processo é realizado entre empresas em atividade, existe uma redução de riscos (e, consequentemente, de custos) associados a criação de novos produtos, investimento em infraestrutura e novos ativos, estudo e entendimento de novos mercados, dentre outros aspectos que impactam no desenvolvimento inicial de uma empresa em um determinado setor. 

É claro que não existem apenas benefícios com o processo de M&A e que, na verdade, também existem riscos e pontos negativos. Ao realizar esse processo, é importante que ocorra uma sinergia entre as empresas e que exista um planejamento bem desenvolvido que visa o aumento dos lucros da operação como um todo após a sua realização. Na ausência de um contexto como este, pode ocorrer a perda da força da marca envolvida, a queda na produtividade, os embates entre as diferentes culturas corporativas, a resistência de colaboradores, as demissões, dentre outras possibilidades. 

Não espere mais!

Entre em Contato

Queremos ajudar sua empresa com nossos serviços de alta qualidade.

Rolar para cima